Engenharia Genética de Alta Precisão
Na descoberta de ferramentas moleculares de alta eficiência para edição genômica reside uma das maiores vitórias da ciência. Trata-se do uso de sistemas que permitem efetivar com alta precisão a remoção, modificação ou adição de genes em locais específicos do genoma, gerando possibilidades transformadoras no âmbito da saúde humana e animal, produção animal e agricultura.
Na perspectiva da saúde humana e animal e da indústria de alimentos, a produção de proteínas recombinantes para uso como biofármacos no tratamento contra inúmeras doenças ou como aditivos para aumento do valor biológico de fórmulas alimentares ou rações constitui uma enorme conquista alcançada durante as últimas décadas. A Fortgen Technologies é líder nacional na execução de projetos direcionados à produção de proteínas recombinantes em Plataforma Animal. Algumas das aplicações de proteínas recombinantes são:
- Produção de anticorpos monoclonais para o tratamento contra diversos tipos de câncer e doenças autoimunes
- Produção de hemoderivados recombinantes
- Produção de enzimas terapêuticas recombinantes
- Produção de proteínas recombinantes para adição em fórmulas alimentares para humanos ou em rações para animais
No campo da produção animal é possível gerar resultados associados ao aumento da produtividade, resistência a doenças, bem-estar animal e sustentabilidade ambiental, como:
- Maior ganho de peso e rendimento de carcaça
- Maior eficiência alimentar
- Produção de carne nutricionalmente mais saudável
- Maior tolerância animal ao calor e maior adaptação climática
- Produção de animais (naturalmente aspados) sem chifres, eliminando a descorna
- Resistência a diversas doenças
- Produção de clones de animais de alto mérito genético (por exemplo, reprodutores doadores de sêmen ou fêmeas doadoras de ovócitos) com a adição de características desejáveis, como ausência de chifres ou tolerância ao calor, que são transmitidas aos filhos
- Possibilidade de produzir mais, utilizando menos animais e menor espaço, com consequente redução no impacto ambiental, menor uso de água e menor emissão de gases de efeito estufa
Tecnologias
Para a produção de proteínas recombinantes em larga escala utilizamos a Plataforma Animal, focando no uso do sistema de expressão na glândula mamária de caprinos ou bovinos. A produção de proteínas recombinantes no leite constitui uma das estratégias mais eficiente, escalonável, barata e segura da atualidade. O leite funciona apenas como uma espécie de veículo a partir do qual a proteína recombinante de interesse pode ser totalmente purificada. No que tange à indústria biofarmacêutica, destaca-se o fato de que a produção de biofármacos para saúde humana a partir da Plataforma Animal foi aprovada pelas agências reguladoras FDA (Food and Drug Administration) em 2006 e EMA (European Medicines Agency) em 2009.